Conduzir diferentes áreas de uma empresa exige muita atenção. E é um desafio na gestão manter tudo em ordem para que a empresa continue com um bom desempenho. Para ajudar nisso, uma plataforma de automação fiscal pode ser sua melhor aliada. Uma gestão efetiva acontece quando os diferentes setores estão com seus objetivos alinhados, certo? […]
Conduzir diferentes áreas de uma empresa exige muita atenção. E é um desafio na gestão manter tudo em ordem para que a empresa continue com um bom desempenho. Para ajudar nisso, uma plataforma de automação fiscal pode ser sua melhor aliada.
Uma gestão efetiva acontece quando os diferentes setores estão com seus objetivos alinhados, certo? Visto isso, algumas empresas já optaram por melhorar a gestão através do ERP. Trata-se de um sistema de gestão integrado que consegue organizar essas diferentes áreas em um único local.
Ao centralizar os dados da empresa em um banco de dados de um único sistema é possível, entre outros benefícios, otimizar processos. Entretanto, ao mesmo tempo que isso é facilitado, ainda falta a otimização de processos com o mundo externo.
Neste momento entra em ação a plataforma de automação fiscal. Mas como escolher uma plataforma que esteja ordenada com a organização interna da empresa e seu ERP? Bem, isso é o que você descobre ao longo deste artigo!
A importância de uma plataforma de automação fiscal
Automatizar nada mais é do que utilizar tecnologias para agilizar e otimizar serviços. Tudo que uma empresa precisa é facilidade para realizar suas atividades e resolver problemas. Assim, o foco pode ser redirecionado para outras responsabilidades e o tempo é melhor aproveitado, o que é essencial para o crescimento das empresas.
Durante a rotina de negócios, novas demandas aparecem a todo instante. O acúmulo de processos relacionados ao cumprimento das obrigações fiscais e tributárias é prejudicial à administração. Mais do que isso, é preciso alocar profissionais especializados para realizar as tarefas, dispor de conhecimentos técnicos e ferramentas que auxiliam no trabalho.
Esses são detalhes que requerem muito da administração da empresa. A plataforma de automação fiscal surge como a solução para esse problema. Com essa tecnologia, tarefas operacionais e manuais passam a ser executadas de forma integrada e automatizada.
Quando as demandas estão alinhadas com os outros setores da empresa e são resolvidas de forma ágil com a ajuda de uma plataforma de automação fiscal, os profissionais também são beneficiados. Dessa forma, os clientes recebem produtos e serviços com mais rapidez e qualidade.
Principais funcionalidades de uma plataforma de automação fiscal
A plataforma de automação fiscal agiliza processos fiscais. Até mesmo quem não trabalha no cenário contábil compreende que essa simples afirmação causa impacto gigantesco na empresa. Ao sistematizar as responsabilidades, o tempo de execução de tarefas é reduzido, e isso gera ganhos na produtividade e melhorias na administração.
Operar com o auxílio de tecnologias descomplica, por exemplo, os seguintes dilemas de uma empresa:
- Complexidade nas regulamentações fiscais
- Falta de tempo e prazos apertados
- Fluxo de dados desorganizado
- Dificuldade de comunicação
- Risco de não conformidade
Por executar as demandas sem necessidade da intervenção humana, é a solução ideal para aquelas tarefas que se repetem durante a rotina fiscal e que podem ser automatizadas sem nenhum dano.
Emitir notas fiscais e demais documentações por meio de uma plataforma de automação fiscal tira mais esse compromisso do profissional. Enviar informações às autoridades e órgãos fiscalizadores também será mais fácil, pois os dados estarão reunidos em um só local, sem tanta papelada.
Aliás, sabemos que quando há muitos números, cálculos e documentações as chances das informações estarem equivocadas é maior. Já uma plataforma de automação fiscal previne erros e corrige falhas, pois seu sistema é programado para perceber detalhes que são desconsiderados na atuação humana.
As tarefas que se tornam repetitivas na rotina dos profissionais acabam, mesmo que eles não percebam, sendo feitas de forma mecanizada. E isso é extremamente perigoso ao lidar com números e cálculos.
Além disso, tarefas manuais levam muito tempo para serem realizadas e são mais suscetíveis a erros. Isso quer dizer que, além do tempo de execução normal, ainda corre o risco de precisar gastar mais tempo refazendo a tarefa.
Com uma plataforma de automação fiscal, a atenção que seria depositada para realizar essas tarefas pode ser direcionada para outras questões que exigem mais do intelecto do profissional e não podem ser automatizadas.
A empresa que tem a oportunidade de concentrar mais energia em atividades que de fato precisam da sua atenção para funcionarem cresce de forma expressiva. Ou seja, a plataforma de automação fiscal garante um bom funcionamento e melhor desempenho para um negócio.
Confira alguns benefícios de automatizar os processos fiscais em uma empresa:
- Mais rapidez
- Otimização de tempo
- Segurança e eficiência
- Redução de custos
- Assertividade na atualização fiscal
Porém, não é qualquer plataforma que proporciona tudo isso. É preciso saber escolher bem onde concentrar os dados da sua empresa. Veja a seguir como fazer isso!
Como escolher uma plataforma de automação fiscal
O mercado disponibiliza diferentes opções de plataforma de automação fiscal. Cada uma delas tem suas particularidades e especificações. É preciso ter em mente o que a empresa deseja automatizar e se a plataforma escolhida é capaz de fazer isso da melhor maneira para a empresa.
Alguns pontos importantes para considerar ao escolher uma plataforma de automação fiscal:
- Conheça os processos da empresa e sua necessidade fiscal: para poder escolher uma plataforma de automação fiscal é preciso antes saber o que a empresa necessita automatizar. A empresa deve entender quais os processos em relação às demandas ela precisa que a plataforma supra. Para isso, é bom identificar quais atividades normalmente atrasam e quais os clientes mais dão feedback negativo.
- Automação inteligente: além de facilitar os processos fiscais, a plataforma deve ser capaz de reduzir erros. Para otimizar o tempo da empresa, a plataforma deve realizar as demandas sem que um profissional precise conferir ou refazer atividades por erros no sistema.
- Diagnóstico: a plataforma deve ser capaz de analisar os dados de forma atualizada para manter os relatórios da empresa atualizados e garantir o bom desempenho através de informações certas.
- Preparar a equipe: a plataforma de automação fiscal deve somar ao trabalho já realizado pelas equipes da empresa. Por isso, os profissionais devem ser instruídos sobre como utilizar a plataforma para compreender todas suas vantagens.
Por que buscar a integração entre automação fiscal e ERP?
As empresas estão sempre em busca de mais eficiência e assertividade na gestão fiscal. O ERP (Enterprise Resource Planning) se destaca para contribuir com a organização e facilitar as atividades da empresa.
Trata-se de um software empresarial que busca integrar as diferentes áreas da empresa. Assim, une dados em uma única ferramenta e aumenta o controle de informações ao concentrar todas em um mesmo sistema.
No entanto, apesar da habilidade do ERP em integrar dados, esse sistema não consegue suprir todas as necessidades da gestão fiscal.
Integrar uma plataforma de automação fiscal e o ERP da sua empresa permite unir o melhor dos dois mundos. A empresa, dessa forma, consegue lidar com as obrigações fiscais mais rapidamente, sem depender de processos manuais demorados.
O recomendado é optar por uma plataforma de automação fiscal que converse com o ERP já utilizado pela empresa. Isso evita a perda de informações no meio do processo e garante mais eficiência para a empresa.
Sem uma plataforma de automação fiscal, a empresa tem mais dificuldade para declarar todas as obrigações aos órgãos fiscalizadores, pois não conseguem otimizar esse processo.
Com a plataforma e o ERP atuando juntos, essas informações são geradas rapidamente. Assim, a empresa tem as respostas necessárias corretas em pouco tempo, pois o fluxo de automação fiscal permite agilidade e assertividade.
Flux-It: sua plataforma de automação fiscal com integração com ERP
A Flux-It tem o compromisso de inovar, simplificar e fazer fluir o seu departamento fiscal, contábil e financeiro. Somos a solução unificada para garantir o compliance do setor, reduzir custos e manter a equipe trabalhando com foco no negócio. Tudo isso com a possibilidade de integração com o seu ERP!
Nosso software do Banco Útil, por exemplo, possibilita o pagamento de todos os tributos e contas, de forma automática em até 15 minutos. Além disso, você não precisa mais dos bancos tradicionais. Trabalhamos para facilitar e descomplicar áreas complexas, eliminando a burocracia da contratação de vários bancos.
Assim, a Flux-it é sua aliada com diversas soluções que facilitam o trabalho fiscal das empresas e reduzem os custos operacionais. Aqui, você consegue automatizar a emissão e pagamento das suas guias tributárias.
Agora você já sabe como escolher uma plataforma de automação fiscal para o seu ERP e conhece os benefícios da Flux-it! Visite nosso site e entre em contato com o nosso time!
Artigo escrito por Vinícius Macedo Silva.