Você sabia que mais da metade das operações bancárias acontecem atualmente através de um canal digital? Para ser mais exata, sete em cada 10 transações bancárias, das 119,5 bilhões de transações que aconteceram em 2021. Esses dados foram levantados pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e só mostram a importância dos canais digitais para os […]
Você sabia que mais da metade das operações bancárias acontecem atualmente através de um canal digital? Para ser mais exata, sete em cada 10 transações bancárias, das 119,5 bilhões de transações que aconteceram em 2021.
Esses dados foram levantados pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e só mostram a importância dos canais digitais para os bancos e fintechs. Também vale a pena destacar, que o mobile banking teve um crescimento de 67%.
“Além de o uso do mobile se tornar o principal canal nas transações, o movimento de alta também foi contemplado nas operações financeiras, muito apoiado pela chegada do Pix”, diz Rodrigo Mulinari, diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban.
Nos últimos anos a tecnologia deu um salto, se aproximando ainda mais da total digitalização da economia, com isso cenários onde você tem de se deslocar até uma agência física, perdendo tempo no transporte e na própria agência para a resolução de um problema que poderia facilmente ter sido resolvido em plataformas online, se tornaram inviáveis, apesar de um dia já terem sido comuns na nossa rotina.
Os Canais Digitais
Como o próprio nome já diz, os canais digitais são espaços virtuais que as pessoas utilizam para realizarem suas transações bancárias, seja via mobile banking ou internet banking.
Nesses ambientes a experiência do usuário (UX) é uma obrigatoriedade, já que atualmente as pessoas além de terem um maior senso de urgência e saberem valorizar o seu tempo, também se tornaram mais exigentes, evitando ao máximo a burocracia.
Para os bancos, isso significa investir em plataformas seguras, pensadas na experiência do usuário e que facilitem as transações bancárias, atraindo, engajando e retendo mais e mais clientes, inovando processos e plataformas.
“Muitos querem inovar, mas estão presos a plataformas antigas. Fazer a transformação tecnológica é complicado em razão de questões como regulação, segurança e gestão de sistema legado.” – Vini Lima, country manager Brazil da Backbase, em entrevista para o ABB – Anuário brasileiro de bancos.
Com isso, podemos afirmar que a inovação é a chave para se manter em um mundo que muda tão rapidamente, fintechs, neobancks e startups já parecem ter percebido isso, e seguem inovando e se aprimorando cada vez mais.
E a inovação só pode ocorrer, quando pessoas e empresas se desafiam a sair de suas zonas de conforto para enfrentar e encontrar uma saída, ou uma nova forma de agir mediante determinado problema/situação.
3 vantagens que a inovação pode trazer para a sua empresa
- Redução de custos operacionais;
Ao automatizar e otimizar processos os seus colaboradores ganham mais tempo livre para focar em processos mais estratégicos, e você além de ganhar tempo também irá poder ganhar mais dinheiro, tanto na redução de erros humanos, quanto com a possibilidade de utilizar a sua equipe mais estrategicamente. - Conquista de novos clientes;
Ao entender que a inovação está diretamente ligada a satisfação do seu cliente, você irá perceber que ao inovar, ao buscar sempre a melhoria, você acabará conquistando e fidelizando novos clientes. - Vantagem sobre a concorrência;
Empresas que não inovam além de perderem força no mercado, passam a serem vistas como ultrapassadas e retrógradas.
Já pensou em inovar o contas a pagar da sua empresa?
Atualmente é possível realizar a automatização do contas a pagar da sua empresa através da carteira digital do Banco Útil. Realizando o pagamento de tributos, boletos e até mesmo guias judiciais com alguns poucos cliques e sem limite de transferência.
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