Você sabia que a principal diferença entre fintechs e bancos tradicionais é o modelo de negócio e a abordagem ao fornecimento de serviços financeiros? Continue a leitura para entender mais.

Os bancos tradicionais são instituições financeiras estabelecidas, geralmente com uma presença física, que oferecem uma ampla variedade de serviços financeiros, como contas correntes, empréstimos, investimentos e cartões de crédito. Com uma regulamentação rigorosa e um histórico estabelecido, tendem a ser mais lentos para adotar novas tecnologias, devido a processos internos burocráticos.

Por outro lado, temos as fintechs, empresas que utilizam tecnologia para fornecer serviços financeiros de maneira mais rápida, acessível e mais inovadora do que os bancos tradicionais. Com serviços especializados, como transferências internacionais, gerenciamento de finanças pessoais, investimentos automatizados e empréstimos P2P (peer-to-peer). Possuem menos regulamentação do que os bancos tradicionais e tendem a ser mais ágeis em termos de adaptação às necessidades dos clientes.

Com isso, podemos afirmar que enquanto os bancos tradicionais oferecem uma ampla gama de serviços financeiros e têm um histórico estabelecido, as fintechs usam tecnologia e inovação para fornecer serviços financeiros de maneira mais rápida e acessível, tendem a se concentrar em serviços especializados em vez de uma ampla gama de produtos financeiros, focando sempre no melhor para o cliente.

“Os Bancos tradicionais estão perdendo a corrida para os bancos digitais e fintechs” 

Segundo uma pesquisa recente realizada pela Radar Febraban, Pesquisa Febraban-Ipespe, em fevereiro, quando o assunto é confiança, 59% dos entrevistados afirmam confiar nos bancos tradicionais e 57% dizem confiar nas fintechs, uma pequena diferença de 2%. Os que alegaram não confiar nas operações financeiras são iguais para ambos, totalizando 32%.

E as carteiras digitais?

Uma carteira digital, também conhecida como e-wallet, é uma forma de armazenar e gerenciar dinheiro digitalmente. É um aplicativo que permite aos usuários fazer transações financeiras, como enviar e receber dinheiro, pagar contas, comprar produtos e serviços online e até mesmo investir em criptomoedas.

A carteira digital é uma tecnologia que tem ganhado muita popularidade nos últimos anos, especialmente com o crescimento das fintechs e da economia digital. Uma das principais vantagens de uma carteira digital é a conveniência que ela oferece, já que permite que os usuários gerenciem seu dinheiro de forma rápida e fácil usando apenas um dispositivo móvel, sendo assim uma opção segura e prática.

Outra vantagem das carteiras digitais é que elas são altamente personalizáveis e adaptáveis às necessidades dos usuários. Muitas empresas oferecem uma ampla variedade de recursos, desde contas de poupança e investimento até programas de recompensas e cashback. Isso significa que os usuários podem escolher a carteira digital que melhor atenda às suas necessidades e objetivos financeiros. Permitindo que os usuários acompanhem suas transações em tempo real, o que pode ajudar a evitar fraudes, erros e cobranças indevidas.

O Banco Útil surgiu nesse cenário como a fintech que centraliza e automatiza todo o contas a pagar da sua empresa, com uma carteira digital capaz de realizar o pagamento de todos os tributos, com tempo recorde de até 15 minutos para GNRE (funcionando 24h por dia, 7 dias por semana), e opção de agendamento de pagamento.

Através da nossa solução, a sua empresa irá ganhar mais tempo e dinheiro, reduzindo erros, retrabalho, multas e juros.

 

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