Com um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, um dos principais medos de qualquer empresário no Brasil é acabar tendo problemas com o fisco por conta de alguma complicação tributária. Mas o que é o fisco? Fisco é um termo utilizado para se referir à administração fiscal de um país, incluindo todos os processos, […]
Com um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, um dos principais medos de qualquer empresário no Brasil é acabar tendo problemas com o fisco por conta de alguma complicação tributária.
Mas o que é o fisco?
Fisco é um termo utilizado para se referir à administração fiscal de um país, incluindo todos os processos, órgãos e instituições envolvidos na arrecadação, fiscalização e controle dos tributos e impostos.
Em outras palavras, o Fisco é responsável por gerenciar e fiscalizar a arrecadação de impostos e garantir que os contribuintes cumpram suas obrigações fiscais de acordo com a legislação vigente.
Importância do fisco?
Sua importância é fundamental para a saúde financeira de um país, afinal de contas é através do fisco que saem os recursos necessários para o financiamento dos serviços públicos essenciais, como saúde, educação e infraestrutura, sejam arrecadados de forma eficiente e justa.
Além disso, a gestão fiscal também contribui para o desenvolvimento econômico do país, uma vez que a arrecadação de impostos pode ser utilizada para financiar projetos de investimento em infraestrutura e desenvolvimento.
Outra importância do Fisco é garantir que todos os contribuintes cumpram suas obrigações fiscais, evitando a evasão fiscal e a sonegação de impostos, o que pode prejudicar a economia do país e gerar desigualdades sociais.
Além disso, a fiscalização e controle das atividades econômicas ajuda a garantir a concorrência leal entre as empresas, promovendo um ambiente de negócios justo e equilibrado.
Como evitando problemas com o fisco
Entre os problemas mais comuns nas empresas brasileiras com o fisco podemos citar:
- Sonegação de impostos
- Atrasos, multas e juros
- Pagamentos duplicados
Abaixo separamos como você pode evitá-los, confira:
1 – Automatize os processos
Realize a emissão e o pagamento dos tributos de forma automática, e somente com essa ação você já irá reduzir em 99% os atrasos, multas e juros.
Usando a tecnologia a seu favor, atualmente já é possível até mesmo agendar o pagamento dos tributos, através de plataformas como a do Banco Útil.
2 – Armazene todos os documentos de forma correta
Sabemos que às vezes a papelada é grande, e por conta disso mais do que nunca você deve manter a organização sempre em dia.
Evitando erros e prontos para responder o compliance ou uma auditoria.
3 – Crie o hábito de realizar auditorias
Realizar auditorias é uma prática fundamental para garantir a transparência e integridade das informações financeiras e contábeis de uma empresa. As auditorias ajudam a identificar possíveis erros ou fraudes, garantindo a confiabilidade dos dados e a proteção dos interesses dos investidores e demais stakeholders da empresa. Além disso, as auditorias também podem ajudar a identificar oportunidades de melhoria nos processos internos e na gestão financeira da empresa, contribuindo para a eficiência e sustentabilidade do negócio.
Esperamos que esse texto possa ter ajudado você e a sua empresa, e caso tenha interesse em saber mais sobre plataformas de automatização da emissão e pagamento de tributos, é só clicar aqui.