Novas datas de NFCe para Espírito Santo e Minas Gerais - Flux-IT

Blog

Novas datas de NFCe para Espírito Santo e Minas Gerais

14 jun

No mês de junho tivemos 2 novidades sobre a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFCe), nessa matéria vamos detalhar os pontos em destaque:

Espírito Santo antecipa obrigatoriedade para Postos de Combustíveis

No dia 4 de junho de 2018, a SEFAZ-ES publicou um decreto que estabelece novo prazo para a obrigatoriedade da NFCe para postos de combustíveis.

Conforme decreto, a partir do dia 30 de junho de 2018, postos não poderão mais utilizar seus equipamentos ECF, tornando obrigatório o uso de NFCe para suas operações.

Para os outros estabelecimentos varejistas o cronograma segue conforme especificado anteriormente, poderão continuar usando o equipamento ECF até 31 de dezembro de 2018 ou até que se esgote a memória do equipamento.

Minas Gerais prevê implantação de NFCe em 2019

Apesar de Minas Gerais ter sinalizado há muito tempo que adotará o padrão de NFCe para acobertar as vendas no varejo, no dia 08 de junho de 2018 a SEF/MG divulgou uma nota alertando sobre o adiamento da data.

Segundo a Secretaria da Fazenda, eles estão finalizando a contratação necessária para adequação da área de TI para viabilizar a implantação e suporte ao volume de NFCe.

Ainda no segundo semestre de 2018, será possível dar início à homologação da funcionalidade e começar os testes com algumas empresas como projeto piloto.

A legislação com o cronograma da obrigatoriedade oficial também será publicada no próximo semestre, com previsão para início em 2019.

Sua empresa já está preparada para a NFCe?

A Flux-IT presta consultoria, implementação e suporte ao emissor de NFCe da Dootax. Já são diversos projetos bem sucedidos que traz enormes benefícios ao contribuinte.

É possível destacar alguns como: eliminação da obrigação acessória da Redução Z, Modernização da venda, permitindo inclusive implementar o conceito de Caixa móvel, pois não há mais a necessidade de uma impressora fiscal homologada, redução de custos com implementação e layout único para todo o Brasil.

Como já dito diversas vezes pelo  próprio governo. A implantação da Nota Fiscal do Consumidor eletrônica  é um caminho sem volta; e cedo ou tarde todas as UFs brasileiras estarão adaptadas a esse novo cenário.

Que tal fazer um mapeamento do seu cenário de varejo? Converse conosco e veja como todo o processo de emissão de NFCe e transformação digital pode ajudar sua empresa!

Somos provedores da maneira mais fácil, rápida, confortável e assertiva para o atendimento compliance das obrigações fiscais e contábeis.

Últimos posts