Com o avanço da tecnologia e o surgimento da internet, surgiram as primeiras soluções de pagamentos eletrônicos, como os cartões de crédito e débito. Essas soluções permitiam pagamentos mais rápidos e convenientes, mas ainda dependiam de processamentos e compensações bancárias que podiam levar horas ou até dias para serem concluídos. Antes disso, o mundo dos […]
Com o avanço da tecnologia e o surgimento da internet, surgiram as primeiras soluções de pagamentos eletrônicos, como os cartões de crédito e débito. Essas soluções permitiam pagamentos mais rápidos e convenientes, mas ainda dependiam de processamentos e compensações bancárias que podiam levar horas ou até dias para serem concluídos.
Antes disso, o mundo dos pagamentos dependia de cheques, transferências bancárias tradicionais e transações em dinheiro, que geralmente levavam tempo para serem processadas e liquidadas.
Mas tudo mudou com o surgimento das RTPs, Real-Time Payment, Pagamentos em Tempo Real, uma tecnologia que chegou permitindo que as transações sejam processadas individualmente e liquidadas em tempo real, ou seja, assim que uma transação é iniciada, ela é liquidada imediatamente, sem a necessidade de processamentos intermediários ou compensações.
A implementação dos sistemas de pagamentos em tempo real pelos bancos centrais possibilitou a transferência instantânea de fundos entre contas bancárias, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Trazendo benefícios significativos para os consumidores, empresas e instituições financeiras, permitindo pagamentos mais rápidos, seguros e eficientes.
E recentemente o RTP deu mais um passo gigantesco com o PIX, que chegou para revolucionar e mudar completamente como realizamos e recebemos pagamentos.
Mas quais são os benefícios do RTP?
- Instantaneidade, eliminando o tempo de espera;
- Segurança e confirmação imediata;
- Redução de juros, já que a transação só pode ser feita se tiver fundos suficientes na sua conta;
- 24×7, funcionando 24h por dia, 7 dias por semana;
- Mais conveniência e praticidade, já que você não precisa mais lidar com cheques, ou esperar horas/dias para o processamento do pagamento;
Quais países possuem essa tecnologia?
Ao total temos 73 países RTP ativos, confira abaixo:
Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Honduras, México, Peru, Uruguai, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Egito, Etiópia, Gana, Índia, Quênia, Kuwait, Líbano, Nigéria, Omã, Paquistão, Catar, Arábia Saudita, África do Sul, Sri Lanka, Tanzânia, Emirados Árabes Unidos, Austrália, Camboja, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Cazaquistão, Malásia, Filipinas, Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan, Tailândia, Vietnã, : Canadá e Estados Unidos.
Vale a pena ressaltar que o PIX é um tipo de RTP, que foi desenvolvido pelo Banco Central, quando falamos em outros países que também possuem um sistema avançado de pagamento possibilitando as transferências via smartphone, semelhantes ao PIX, temos:
Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Quênia, Malásia, México, Holanda, Noruega, Cingapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Tailândia, Reino Unido e Estados Unidos.
Curiosidade! Você sabia que o Japão foi o primeiro país que lançou pagamento instantâneo? Conhecido pelo nome de sistema Zengin foi criado em 1973 pela Japanese Bankers Association (JBA), possibilitando a transferência bancária em segundos pela primeira vez na História. Mas infelizmente esse sistema não se popularizou, e seu uso foi limitado para transações de alto valor.
E como você já deve ter percebido, atualmente o Japão não possui um meio de transferir dinheiro pelo smartphone.
Mas o que podemos esperar do PIX?
Segundo o Banco Central e um relatório publicado pela ACI Worldwide, o PIX movimentou cerca de 10,9 trilhões em 2022, deixando o Brasil como responsável por 15% de todas as transferências instantâneas no mundo!
Foram 29,2 bilhões transações em tempo real no ano, isso nos coloca em segundo lugar global, ficando atrás apenas da Índia, com 195 bilhões de transferências no ano. E vale a pena ressaltar que a taxa de crescimento no ano brasileira foi de 228,9%, enquanto a indiana foi de 76,8%.
Ou seja, o cenário está extremamente favorável para o crescimento e avanço tecnológico do PIX, e acreditamos que a sua empresa não pode ficar para trás nessa onda evolutiva.
Bolepix Útil
Pensando em criar uma opção 100% segura para empresas que recebem pix diariamente, o Banco Útil desenvolveu o Bolepix Útil!
Através dele é possível gerar um QR Code com informações sobre a venda e/ou o vendedor, melhorando a organização e trazendo mais rapidez e praticidade para a empresa! Para conhecer todas as vantagens do Bolepix Útil, clique no banner abaixo!