No mundo dos negócios, um dos maiores desafios é manter as finanças em dia. E quando se trata de tributos, a situação pode ser ainda mais complicada. Isso porque, se você não pagar os impostos devidos no prazo estipulado, pode enfrentar uma série de problemas, incluindo multas, juros e até mesmo processos judiciais. 

Neste post, vamos discutir o que são tributos atrasados, quais as consequências de não pagá-los em dia e quais as opções disponíveis para regularizar a situação. Então, se você está enfrentando problemas com tributos atrasados, continue lendo para obter mais informações.

Como funciona a cobrança de tributos atrasados?

Quando o imposto não é pago dentro do prazo estipulado, inicialmente o fisco irá aplicar juros e até mesmo multas, tendo inicialmente uma abordagem mais amigável para que o tributo seja pago.

Caso o mesmo não seja pago, passando a fase inicial de cobrança pela via administrativa, a segunda fase é mais séria, já envolvendo a Procuradoria, que irá abrir a chamada Dívida Ativa.

Após essa fase, se o tributo seguir sem pagamento o fisco da entrada na mais rigorosa das penalidades com uma ação de execução fiscal.

A partir desse momento, iniciará o prazo de 5 dias para pagamento da dívida ou a garantia do juízo em relação a mesma, e se não for cumprida por meio de depósito ou indicação de bens que cubram o valor, caso ainda assim a dívida não seja paga, é possível que ela seja direcionada ao responsável, o sócio.


O que fazer para evitar o atraso no pagamento de tributos?

Existem algumas ações que você pode realizar e trazer para a rotina da sua empresa que são capazes de evitar problemas futuros com o pagamento de tributos, confira abaixo:

– Planejamento fiscal

Permitindo que empresas e indivíduos reduzam a carga tributária e, consequentemente, aumentem a sua rentabilidade e lucratividade. O planejamento fiscal, pode proporcionar uma maior previsibilidade financeira, uma vez que os impostos são considerados na elaboração do orçamento. Outro benefício é a possibilidade de se antecipar a mudanças na legislação tributária, evitando surpresas e garantindo o cumprimento das obrigações fiscais.

– Automatização dos pagamentos 

Automatize o pagamento de tributos da sua empresa, reduzindo os juros, erros e multas, economizando dinheiro e ganhando mais tempo útil para que o seu colaborador possa focar em tarefas mais estratégicas. Reduzindo o erro humano e sendo mais assertivo!

Hoje em dia existem plataformas como a do Banco Útil, capazes de até mesmo agendar o pagamento de tributos, boletos e guias judiciais.

– Organização

Quando as finanças estão em ordem, você tem uma visão clara de como está o desempenho financeiro da empresa e pode tomar decisões mais conscientes, evitando erros, multas e juros, ajudando a identificar oportunidades para reduzir custos e aumentar a lucratividade.

Caso você tenha interesse em simplificar o contas a pagar da sua empresa, clique no banner abaixo e agende já uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.

Tudo pensado pra resolver o seu problema da forma mais próxima.

Assine nossa newsletter para
receber conteúdo exclusivo sobre
soluções fiscais e contábeis.