Os últimos dois anos foram verdadeiros divisores de água para aqueles que trabalham com varejo, afinal de contas, a pandemia mudou completamente o comportamento do consumidor, fazendo com que o varejo e a era digital se unissem ainda mais, criando assim um novo estilo de consumo.

Com isso em mente, preparamos esse artigo para que você possa se manter atualizado e preparado para todas as mudanças que envolvem o varejo e a era digital.

Omnichannel

Forte tendência para 2023, o omnichannel está deixando de ser um diferencial e se tornando uma obrigação. Pensando sempre no melhor para o consumidor, aqueles que oferecem uma plataforma omnichannel conseguem atender tanto no mundo físico quanto no online, deixando a decisão de escolha com o consumidor final, assim ele terá o poder de escolher qual é o melhor para ele, seja comprar o produto na loja e receber em casa, ou comprar em casa e receber na loja.

Quer saber mais sobre isso? Clique aqui para ler.
“Entrega rápida e a importância da experiência de compra para o seu e-commerce”

Os maiores desafios do varejo na era digital

Além da velocidade com que as mudanças estão acontecendo, acredito que o maior desafio do varejo seja conseguir manter o seu cliente, que está cada vez mais exigente, satisfeito.

E para essa missão ser cumprida os varejistas devem pensar em toda a experiência de compra dos seus consumidores no mundo online e no físico.

Se fazendo presente, sempre com educação e respeito, oferecendo opções de escolha que façam com que o cliente se sinta sempre no controle da compra, e se possível também investindo em experiências personalizadas que remetam à identidade e valores da loja.

Melhorando a logística

Receber a sua compra de forma rápida, com qualidade, superando as expectativas de prazos, é sem sombra de dúvidas um grande valor e possui um grande peso na experiência de compra do cliente.

Por conta disso é muito importante investir no setor de logística da sua empresa, abaixo separamos algumas ações que podem te ajudar, confira:

  • Revisão da malha logística
    De tempos em tempos é muito importante rever todo o seu sistema logístico, desde o recebimento dos produtos na sua loja, até a expedição. Visando sempre a redução de custos e o estabelecimento de prazos reais e precisos. 
  • Planejamento de crise
    Outro ponto muito importante a se destacar é a necessidade de ter um planejamento de crise, afinal de contas, imprevistos podem acontecer e a sua empresa deve estar preparada para eles, seja tendo rotas alternativas, ou uma plataforma capaz de realizar o pagamento da GNRE em até 15 minutos, 24h por dia, 7 dias por semana, evitando assim que o caminhão da sua empresa fique preso na barreira fiscal.  
  • Centralização da informação
    Centralize todas as informações da sua mercadoria em um CRM que seja capaz de atender às suas necessidades.  

Automatização da emissão e pagamento de tributos

Reduzindo erros, ganhando mais tempo e dinheiro, ao automatizar a emissão e pagamento de guias como a GNRE por exemplo, você automaticamente irá reduzir o tempo gasto em todo esse processo, além de evitar que o caminhão com os produtos da sua empresa fiquem parados em alguma barreira fiscal. 

Ofereça mais de uma forma de pagamento

É como já foi dito nesse texto, o consumidor está cada vez mais exigente, ele quer ter as decisões em suas mãos e isso envolve também a forma de pagamento.

Boleto, cartão de crédito, PIX, quanto mais opções você oferecer para ele, melhor, e isso é válido tanto para o mundo físico, quanto para o mundo digital. Mas fique atento, junto com a tecnologia veio também a possibilidade da aplicação de golpes, o mais famoso do momento é o PIX Agendado.

Nesse golpe o cliente se aproveita da situação na loja, mostra o comprovante do PIX, que na verdade é um agendamento de PIX, e o lojista que muitas vezes, por estar na correria, não consegue verificar o internet banking, acaba acreditando nesse comprovante e caindo no golpe. 

A notícia boa é que já existe uma solução para isso, o nome dela é Bolepix Loja.
Com o Bolepix você consegue gerar um QR Code a cada venda, inserindo assim todas as informações do produto vendido e do vendedor, e após o pagamento do mesmo a verificação pode ser feita com alguns poucos cliques em um carteira digital. Para saber mais sobre essa solução aperte o play e confira o vídeo abaixo: 

Tudo pensado pra resolver o seu problema da forma mais próxima.

Assine nossa newsletter para
receber conteúdo exclusivo sobre
soluções fiscais e contábeis.