É uma verdade universalmente conhecida que o planejamento é necessário para tudo nessa vida, e nada melhor do que começar o ano se planejando. Longe de ser uma tarefa fácil, o planejamento para o seu e-commerce deve ser completo, envolvendo todos os setores, levantando todos os cenários, traçando metas e objetivos alcançáveis! Nesse artigo separamos […]
É uma verdade universalmente conhecida que o planejamento é necessário para tudo nessa vida, e nada melhor do que começar o ano se planejando.
Longe de ser uma tarefa fácil, o planejamento para o seu e-commerce deve ser completo, envolvendo todos os setores, levantando todos os cenários, traçando metas e objetivos alcançáveis! Nesse artigo separamos sete dicas que podem ajudar você a planejar o futuro do seu e-commerce. Continue a leitura e confira.
1 – Comece separando os setores
Marketing, financeiro, logística, cada um dos setores da sua empresa deve ter o seu próprio planejamento, com metas, objetivos, planos de ação e planejamento de crise. Assim, independente do obstáculo que surgir, o seu e-commerce estará pronto para ele.
2 – Invista na experiência de compra do consumidor
Desde o primeiro contato com o seu cliente, até o pós-venda. A experiência de compra do seu consumidor é extremamente importante, então faça testes e simulações, veja como é comprar no seu e-commerce, invista em ações de recompra e no pós-venda.
Afinal de contas, existe muita concorrência no mundo online, e para que você possa fidelizar um cliente, essas ações são de extrema importância.
3 – Automatize o contas a pagar do seu e-commerce
Reduzindo erros, juros e multas, eliminando o trabalho manual, ganhando mais tempo e dinheiro. Ao automatizar o contas a pagar do seu e-commerce, além de otimizar o departamento financeiro, você também estará impactando positivamente outros setores que muitas vezes acabam sendo prejudicados por atrasos e erros durante o pagamento de tributos, boletos e/ou guias judiciais.
Contribuindo assim, para que a experiência de compra do seu consumidor seja a melhor possível, sem atrasos por conta da falta (ou erro) durante a emissão e/ou pagamento das guias tributárias.
4 – Muita atenção na entrega
É exatamente aqui, nesse processo, onde ocorrerá o primeiro contato físico entre o seu e-commerce e o seu consumidor final, por isso, o mesmo deve ser tratado com uma atenção especial. Abaixo separamos um pequeno check-list que pode ajudar (e muito), nesse primeiro contato. Confira:
- Embalagem personalizada;
- Mimos (adesivos, chaveiros, etc);
- Incentivo a recompra (desconto para a segunda compra, cupons);
- Entrega no prazo (ou antes, se possível);
- Plano de relacionamento (e-mails, mensagens no whatsapp);
5 – Defina metas, prazos e não tenha medo de delegar
Faça aquela reunião com o time, informe quais são os indicadores, as metas, os prazos, assim toda a sua equipe estará alinhada em busca de um mesmo objetivo! E nada de ter medo de delegar tarefas. Confie na sua equipe e acompanhe os resultados mensalmente.
6 – Tenha sempre um plano B
Imprevistos podem acontecer e a única coisa que você pode fazer quanto a isso é ter um plano de ação para minimizar as perdas e reagir com eficácia e precisão, portanto, é muito importante ter um planejamento de crise em todos os setores do seu e-commerce.
7 – Mantenha-se atualizado
Vivemos em um mundo que se atualiza constantemente, então estar por dentro de tudo o que está acontecendo no mercado, observar o que os seus concorrentes andam fazendo, pesquisar novas tendências, e se programar para aplicar tudo isso como melhorias em meio ao planejamento do seu e-commerce, é uma lição de casa que deve ser feita mensalmente.
Esperamos que esse artigo possa ter ajudado você e o seu e-commerce a se planejarem para começar 2023 com tudo pronto!