Em primeiro lugar, é preciso entender a importância de ter a sua área tributária organizada e legalmente correta. Automatizar a área tributária de uma empresa é indispensável nos dias de hoje. Atualmente, a experiência de compra do cliente é essencial para o crescimento, contudo, uma das partes dessa jornada de compra também é a rapidez […]
Em primeiro lugar, é preciso entender a importância de ter a sua área tributária organizada e legalmente correta. Automatizar a área tributária de uma empresa é indispensável nos dias de hoje.
Atualmente, a experiência de compra do cliente é essencial para o crescimento, contudo, uma das partes dessa jornada de compra também é a rapidez da empresa em entrega.
É preciso que qualquer produto que saia da empresa esteja com toda parte tributária correta. Esse processo é algo extremamente burocrático e demorado, ou seja, normalmente empresas que não tem esse sistema automatizado levam mais tempo para entregas, além de ocasionar juros e multas por atrasos e não pagamento das guias de tributos.
Veja alguns passos e a importância para automatizar.
Qual a importância para automatizar a área tributária do seu negócio?
Inicialmente, é fundamental compreender a amplitude do compliance dentro das empresas, ou seja, em quais setores e atividades esse conceito se faz mais presente, promovendo melhorias e gerando oportunidades de otimização. Vejamos os tipos de gestão:
- Processos
- Riscos
- Tributária
A importância da contabilidade para o compliance é significativa. Hoje, grande parte dos problemas enfrentados pelas empresas no que diz respeito à sua regularidade estão relacionados a rotinas contábeis e fiscais.
Por essa razão, reforçar a qualidade desse departamento é também fortalecer o compliance.
A falta de rigidez no cumprimento das obrigações ou mesmo a ausência de um conhecimento profundo sobre as normas e leis que regulam as operações empresariais são fatores que potencializam a ocorrência de erros, multas e juros, prejudicando diretamente as finanças e a percepção em relação à marca.
O fisco, através do SPED, intensificou as auditorias nas empresas, desde a emissão das notas fiscais, conferências das escriturações fiscais, passando pela análise de estoques e concluindo com a análise das escriturações contábeis.
E a pergunta que fica é: você sabe que tipo de informação do seu cliente está sendo enviada ao fisco?
Diante dessa realidade e da gama de dados gerados pelas empresas, em decorrência da complexidade das obrigações fiscais e tributárias se faz necessário a realização de auditorias digitais como ferramenta de gestão.
E quais são os benefícios deste tipo de auditoria feitas via ferramentas de automação?
- Confiabilidade: A análise dos documentos é realizada de forma digital.
- Projetar o futuro: Com as análises sendo mais ágeis, é possível realizar os acertos necessários em menor tempo, bem como antecipar as ações preventivas.
- Abrangência: Podemos trabalhar com um montante e não mais apenas por amostragem.
- Prevenção Fiscal: A auditoria digital, poderá auxiliar a gestão fiscal, mitigando os riscos atribuídos a uma má classificação.
Os principais 7 sinais de que é preciso automatizar a sua área tributária:
Dentro disso podemos dizer que temos 7 motivos para você automatizar a sua área tributária:
- Garantir o cumprimento das regras de compliance (Normas internas e perante o Fisco);
- Acompanhamento constante da legislação tributária;
- Análise e certificação das operações da empresa;
- Cruzamento de informações – certificação das informações fiscais;
- Mitigação de riscos e prevenção a autuações fiscais;
- Implantação de procedimentos (controles) fiscais (normas internas);
- Suporte para decisões estratégicas (estrutura de operações e aquisições).
A nossa legislação é muito dinâmica, todos os dias são aprovados inúmeros decretos, emendas constitucionais, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, etc, que alteram diversos aspectos da legislação: Invista em qualificação; trabalhe o seu networking, aposte em tecnologia, fique atento à legislação.
Como automatizar a área tributária sem burocracias?
Desta forma, como mencionado acima, a legislação está em constante mudanças, então, automatizar algo que demanda muito tempo e corre o risco de multas e juros é a melhor saída para uma empresa que visa o seu crescimento.
Portanto o Banco Útil traz uma solução para os seus problemas com os pagamentos das guias de tributos.
A carteira digital é possível centralizar e automatizar os pagamentos, reduzindo até 99% do tempo gasto realizando esse processo de forma tradicional e manual, sem precisar abrir contas em diferentes bancos.
Em síntese, com a carteira digital é possível inserir um determinado crédito, assim, o pagamento é realizando em 15 minutos, enviando o comprovante imediatamente. E claro, garantindo o compliance e disponibilizando o histórico de todos os pagamentos.
Temos um artigo mais detalhado sobre a carteira digital corporativa do Banco Útil neste link.
Se você não quer perder tempo e fica para traz no mercado, deixe o seu contato em nosso formulário abaixo:
Sobre a Autora:
Graziella Santos @graziella.sr
Autora certificada, é especialista na área fiscal/tributária, pós graduada em Gestão tributária e Direito Tributário. Empresária e sócia da SerfisCont Consultoria Empresarial, com 12 anos de experiência em rotinas fiscais e gestão tributária.Reconhecida por ser fundadora do movimento “Fiscal na Real”, criado para compartilhar e conectar com pessoas da área fiscal e áreas correlacionadas. Desafia aos membros e alunos do projeto todos os dias, para que cada um possa ser o profissional que faz a diferença.