Você está realmente preparado para Black Friday? Essa data já se tornou uma tradição para população brasileira, fazendo com que ano após ano as vendas aumentem durante o mês de novembro, gerando uma grande movimentação dentro dos sites de e-commerce e lojas.

Mas para receber esta data tão esperada é essencial que o seu negócio esteja preparado, para potencializar os resultados de vendas e ter condições de atender todo o crescimento nesse período.

Veja algumas dicas importantes:

  • Faça um planejamento com antecedência;
  • Prepare o seu estoque e a equipe;
  • Invista em ações de marketing digital;
  • Faça promoções atrativas;
  • Organize a sua área financeira;

E é neste último item que vamos focar nesse material. Já prepare o papel e a caneta para não esquecer nenhuma dica.

Qual o tempo ideal para estar na frente da concorrência

               As vendas do e-commerce na Black Friday de 2020 passaram de R$5 bilhões, levando para um crescimento de 31% comparado com o ano anterior no mesmo período, segundo o levantamento da Neotrust/Compre&Confie.

Contudo, podemos afirmar que o comportamento de compra dos brasileiros mudou com o novo modelo de vida que a pandemia nos trouxe. Assim, as expectativas de vendas para a Black Friday 2021 são das melhores, por isso, os preparos para essa data tendem a ser antecipados. Mas quanto tempo antes é preciso se preparar para estar à frente do concorrente?

Não há um tempo certo! E sim, etapas para serem realizadas com antecedência para passar por essa data com sucesso e sem sufocos e decepções, ou seja, o tempo ideal irá depender da estrutura e estágio que o seu negócio se encontra.

É importante por exemplo, saber em qual regime tributário sua empresa se encontra, isso irá definir quais e quantos tributos devem ser pagos. Fazer um bom planejamento de estoque e financeiro, além de se preparar melhor com a logística.

Algumas empresas se planejam para esta data com pelo menos um ano de antecedência.

Como funciona o pagamento de tributos na Black Friday?

               Além de todas as etapas mencionadas acima, não podemos esquecer do pagamento de tributos, afinal, é muito importante na hora da venda. Todo o processo de pagamento das guias de tributos deve estar interligado entre as áreas financeira, fiscal e logística.

Normalmente os pagamentos são realizados de forma manual ou até mesmo presencial, já que, cada estado tem a sua legislação tributária e o seu banco conveniado, tornando o processo burocrático e demandando muito tempo.

Veja as porcentagens abaixo:

  • 37,02% Departamento fiscal emite as guias manualmente → imprime → envia fisicamente para o departamento financeiro
  • 35,36% Departamento fiscal emite as guias manualmente → envia eletronicamente para o departamento financeiro

Agora, imagine realizar todo esse processo demorado para conseguir enviar as mercadorias no período da Black Friday a tempo! Não é nada viável, né?

Aposte na automação de pagamentos de tributos na Black Friday

Durante o período da Black Friday é esperado o aumento das vendas e com isso o aumento de guias de tributos para realizar o pagamento, ou seja, sem uma automação esse processo se torna bastante demorado, trazendo complicações para a empresa conseguir enviar todos os pedidos com agilidade para o consumidor.

Agora, é possível centralizar e automatizar todas as guias de tributos de maneira prática e sem burocracia. O Banco Útil é a única carteira digital corporativa que você consegue inserir uma carga de crédito para fazer o pagamento das guias, assim desafogando o dia a dia corrido da black friday das áreas financeira, fiscal e logística.

O lançamento das guias pode ser feito via upload ou com uma integração com o seu sistema minimizando, dessa forma, as chances de erros. Com a ferramenta Workflow o pagamento é aprovado pelos níveis de gestão de acordo com a necessidade da empresa.

Além de ser um sistema totalmente automático, o processo de pagamento leva até 15 minutos para concluir, enviando o comprovante e garantindo o compliance ficando, assim, em dia com o fisco.

Existe um tamanho ideal de empresa para automatizar?

            As empresas enquadradas no Simples Nacional terão a incumbência de apurar e recolher o valor do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), mensalmente. Esse documento de arrecadação, trata-se de uma guia de pagamento que unifica todos os impostos que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional.

Quando a empresa começa a se enquadrar em um novo regime tributário, recolhe seus tributos de forma separada, isto é, diferente do Simples Nacional que em regra geral recolhe apenas um tributo, enquanto o Lucro Presumido, a depender do seu segmento precisará recolher os seguintes tributos:

  • PIS/PASEP, COFINS, IRPJ, CSLL, ICMS, ISS, IPI e INSS

Dentro do regime Lucro Real, o lucro líquido do período de apuração é ajustado pelas adições, exclusões e compensações descritas ou autorizadas pela legislação do imposto sobre a renda.

A carga tributária do regime tributário Lucro Real se torna muito relativa, em razão de obter a prerrogativa de apurar seus tributos “abatendo” sua receita (+) = despesas (-) ocorridas no mês, logo isso provoca alterações no resultado.

Outro tributo muito importante para o e-commerce, no caso das vendas interestaduais, é o DIFAL que é o Diferencial da Alíquota do ICMS. Para cada produto vendido a ser enviado, é necessário emitir e pagar uma GUIA GNRE. Lembrando que, cada estado tem sua própria legislação tributária e o seu banco conveniado, isto é, nem todo banco tradicional, pode pagar tributos para todos os estados, dificultando o tempo e a operação para a entrega

Dessa forma as empresas que se enquadram nos regimes Lucro Presumido e Lucro Real o pagamento de tributos são diferentes, o processo começa a se tornar um gargalo para muitas empresas, principalmente no período em que as vendas começam a crescer, como na Black Friday. Por tanto, quando isso acontece, está na hora de automatizar o processo de pagamento de guias de tributos.

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Se você deseja automatizar o seu processo de pagamento de tributos e já ficar preparado para a Black Friday, temos a solução para você! Com apenas uma carteira digital corporativa no Banco Útil é possível deixar todo esse processo mais ágil e simples.

Para saber mais sobre como utilizar a carteira digital corporativa no Banco Útil, deixe seus contatos no formulário abaixo e faça um teste gratuito da solução:

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