Blog

BPO Fiscal- Solução Agora e Pós Pandemia

14 jul

Estamos vivendo um período de crise e grandes incertezas no mundo, com isso, surge a necessidade das empresas se adaptarem a este novo cenário e iniciarem um planejamento para a etapa de retomada das atividades.

A área fiscal e tributária, foi uma das mais afetadas pela pandemia, com as datas para entrega das obrigações fiscais postergadas, ajustes de orçamento, retenção de custos, pessoal em home office, atividades remanejadas, entre outros imprevistos, fazendo com que as empresas tomassem ações emergenciais para minimizar ao máximo o impacto em seus resultados.

Ninguém sabe dizer com certeza quando será a retomada total da economia, mas podemos garantir que as empresas precisarão de ferramentas estratégicas e um bom planejamento para “arrumar a casa”, e fazer as atividades girarem de forma eficiente e dinâmica.

Neste material, vamos mostrar como o BPO Fiscal é um serviço que irá te ajudar agora e nos pós pandemia.

Principais desafios para o setor fiscal pós pandemia

Com o decreto de isolamento social, muitas empresas tiveram que aderir ao home office repentinamente, em alguns casos a jornada de trabalho foi reduzida e nos cenários mais extremos, devido a queda no faturamento, muitos profissionais foram demitidos.

A grande maioria dos gestores fiscais não estavam preparados para esta situação, muitas organizações ainda contam com processos manuais para atividades como entrada e saída de notas fiscais e outros registros. Portanto um grande desafio é fazer o departamento funcionar com um time reduzido em pessoas ou em jornada, com uma serie de processos manuais, documentos em papel e com limitação de acesso aos sistemas das empresas.

Com a retomada do mercado, as empresas junto aos seus executivos terão que tomar muitas ações emergenciais, isso porque o governo irá focar na recuperação da arrecadação de tributos para liquidar os gastos no combate a pandemia. Logo as organizações terão de estar preparadas para garantir o compliance agora e posteriormente, o que pode fazer com que o acúmulo de atividades vire uma bola de neve para este setor.

O serviço de BPO entra então, como uma solução para todos estes assuntos complexos.  Claro, existe o ponto de que com a descapitalização das empresas, tomar a decisão para este investimento pode ser mais difícil, mas ao colocar na balança os prós e os contras, esse serviço se faz extremamente necessário e paga seu investimento.

Como o BPO Fiscal é a solução

BPO (Business Process Outsoursing) Fiscal, é a terceirização de processos relacionados as entregas de obrigações  acessórias, acompanhamento de calendário fiscal, recebimento de notas fiscais, gestão e apuração de impostos.

Ao delegar as tarefas burocráticas a uma empresa com profissionais especializados, é possível deslocar os líderes para ações estratégicas, mantendo a performance do departamento fiscal, mesmo com o time reduzido.

Importante dizer que neste período de instabilidade o serviço de BPO Fiscal, é a chave para que a empresa não corra riscos, pois garante a segurança fiscal, permitindo a tomada de ações emergenciais sempre de acordo com a conformidade vigente, eliminando possíveis falhas e perda de dinheiro com multas e juros.

Agora é preciso simplificar os caminhos, automatizar os processos, reorganizar os dados de forma inteligente. Já que houve novas medidas relacionadas as obrigações fiscais implementadas pelo governo, será necessário caminhar com as tarefas acumuladas e com as atuais, lidando com as mudanças constantes na agenda tributária.

A terceirização fiscal traz em seu pacote softwares e tecnologia de automação, proporcionando uma gestão responsável e atualizada em tempo real, sendo este um dos maiores aliados para os líderes tomarem decisões assertivas.

Entre os muitos benefícios da contratação de um BPO Fiscal, podemos destacar cinco:

  1. Atualização Constante de Informações
  2. Profissionais especialistas, eliminando a necessidade de contratações internas
  3. Tecnologia sempre recente
  4. Redução de Riscos e Custos, inclusive custos de TI.
  5. Mais tempo dedicado ao core business da empresa

Neste momento é hora de rever a rotina, analisar, planejar, se reinventar para executar, encontrando oportunidades em meio a adversidade.

Uma boa empresa de BPO Fiscal pode auxiliar com alternativas coerentes para uma retomada fiscal segura, mantendo a sua empresa funcionando de forma plena.

A Consultoria Fiscal Ideal

Uma consultoria responsável para este serviço é extremamente importante. A Flux-it possui experiência de mercado, atuando sempre com a transformação digital, fornecemos aos nossos clientes serviços e soluções inovadoras para as áreas fiscal, contábil e financeira.

São mais de 130 obrigações acessórias, e atendemos nossos clientes em todas as entregas, sempre em dia com as alterações na lei e intimações que precisam de solução rápida e assertiva.

Descomplicamos fluxos e integramos processos, com profissionais especialistas no mercado, sua empresa não precisará despender de sistemas, equipamentos e recursos para contratação de pessoal.

Trabalhamos em parceria com nossos clientes, por sermos uma consultoria completa, conseguimos atender em diversas esferas, sem burocracias, com flexibilidade e agilidade, sempre comprometidos com a garantia de compliance e resolução de problemas.

Somos case de sucesso na entrega de arquivos como e-Credac (Crédito Acumulado de ICMS), mais de 85 milhões de Reais em crédito acumulado de ICMS, já foram recuperados pelos nossos BPOs.

 

E você já começou a se preparar para os pós pandemia? Converse com a gente, nós podemos te ajudar a traçar o melhor caminho com estratégia, eficiência e redução de custo.

 

 

 

 

 

 

Últimos posts