Blog

COMPLIANCE FISCAL – Como a tecnologia pode ajudar o contas a pagar.

2 dez

 

O compliance tributário e os processos de contas a pagar possuem uma relação muito íntima. Com tantos tributos que devem ser recolhidos pelas empresas brasileiras, é impossível não falarmos sobre o recolhimento eficiente – com os valores corretos e dentro dos prazos definidos pela legislação.

Basta um pequeno descuido para que um prazo seja perdido. E as consequências disso podem rapidamente se tornar graves: juros, multas e outras penalidades aplicadas pelo Fisco. Isso sem falarmos do estresse gerado dentro dos setores fiscais e financeiro da organização.

Levando em conta todo esse contexto, a tecnologia vem se tornando a grande aliada dos gestores. O uso de soluções digitais inteligentes permite a integração entre compliance tributário e contas a pagar – eliminando erros humanos e garantindo o recolhimento de todos os impostos dentro do prazo.

Quer entender melhor como a tecnologia pode ajudar a integrar contas a pagar e compliance tributário? Confira ao longo deste artigo.

 

Benefícios de utilizar a tecnologia no setor de contas a pagar

 

A automação desempenha um papel significativo na otimização dos processos financeiros. Contas a pagar é um processo financeiro vital para qualquer empresa. Este departamento é frequentemente inundado com uma quantidade considerável de papelada que pode envolver verificação, comparação com outros documentos, processos de aprovação, liberação. Além da administração dos pagamentos em diversos bancos, com tokens, senhas e acessos diferentes.

Qualquer discrepância no processamento de pedidos de contas a pagar pode ter um impacto em muitas unidades de negócios diferentes. Um pequeno erro pode até mesmo gerar grandes prejuízos financeiros e demissões devido às consequências.

A introdução da automação no processo de contas a pagar pode ajudar a minimizar os riscos do manuseio manual e acelerar as operações. Os benefícios da automação de contas a pagar não afetam apenas o departamento financeiro, mas também se estendem a outras funções comerciais cruciais – beneficiando o compliance tributário.

Aqui estão os principais benefícios de investir na tecnologia para automatizar processos no departamento de contas a pagar:

 

Agilidade nos processos

 

A automação de contas a pagar agiliza todo o processo desenvolvido pelo departamento. Uma solução digital pode gerenciar o processamento de faturas desde o estágio em que sua empresa as recebe – passando pelas aprovações de pagamentos.

Ou seja, a incorporação da tecnologia pode simplificar processos complexos e tediosos com pouca interferência humana. Como o software agiliza o processo de contas a pagar, tem um impacto positivo na reputação e na produtividade do negócio.

 

Transparência e visibilidade

 

A tecnologia também pode ajudar sua empresa a estabelecer canais de comunicação claros, o que por sua vez aumenta a visibilidade e transparência de todo o processo. Com a ajuda de uma solução digital, os funcionários podem obter visibilidade completa do status de faturas, pagamentos e pedidos de compra. Maior visibilidade também garante que a equipe tome decisões melhores e se mantenha informada.

 

Maior eficiência e precisão

 

A aplicação da tecnologia ajuda a eliminar erros e identificar quaisquer inconsistências de dados em um estágio muito inicial. Como resultado dos níveis de precisão aumentados, a eficiência de seus processos de negócios e de sua equipe também aumentam.

 

Minimize custos e erros

 

Um dos principais objetivos das empresas para incorporar a tecnologia é economizar nos custos de processamento. As soluções de automação digitalizam o processo de contas a pagar e, como resultado, o uso de papel é enormemente reduzido.

Mais do que isso, a sintonia entre contas a pagar e o compliance tributário pode gerar uma grande economia com juros, multas e outras penalidades que poderiam surgir – além de evitar o retrabalho.

 

Mas afinal, quando se trata de tributos, existem sistemas capazes de automatizar estas atividades?

A resposta é sim!

Sistemas de ERP muito populares no mercado podem incluir módulos de contas a pagar com funcionalidades de pagamento automatizado, registro de operações, conciliação bancária, fluxo de caixa, categorização de contas, relatórios com estimativas de gastos, e muito mais.

Porém, ainda é possível ir além disso com soluções especializadas: é possível tornar o processo de compliance tributário holisticamente vinculado ao resto do processo de contas a pagar. Ou seja, promover uma integração que garante agilidade e eficiência no pagamento de tributos.

As famosas fintechs têm desenvolvido soluções capazes de contribuir com toda a rotina da área financeira, inclusive as contas a pagar. E quando pensamos em pagamento de impostos – que é uma atividade muito delicada e envolve também o departamento fiscal, responsável pela emissão das guias de tributos, destacamos o Banco Útil. Nós vamos falar um pouco mais sobre esta ferramenta ao longo deste texto.

 

Banco Útil: inovação para garantir o compliance tributário

 

O Banco Útil é uma carteira digital corporativa, atuando como um banco digital pagador de tributos.

Na prática, o setor de contas a pagar pode atuar como um gestor, adicionando e administrando um crédito na carteira digital corporativa de sua empresa. As guias de tributos são inseridas no sistema através de upload do PDF ou integração com ERPs pelo próprio fiscal. A partir disso, os impostos são pagos automaticamente, sem interferência humana e sem necessidade de acionar os bancos tradicionais. Em poucos minutos, o pagamento é realizado e o comprovante liberado.

O Banco Útil consegue ajudar o departamento financeiro a pagarem seus tributos de forma simples e inovadora – com compliance, segurança.

Veja os principais recursos do Banco Útil:

 

Workflow de Aprovação

Mantenha o compliance de sua empresa, configurando as alçadas de aprovação.

Débito automático de tributos

Agilidade para o pagamento dos tributos de sua empresa, como GNRE, DIFAL, FECP, e muitos outros.

Múltiplos pagamentos em Lote

Faça o upload de seus boletos e aposente de uma vez por todas o seu scanner de código de barras.

Além disso, o Banco Útil possui esses diferenciais:

  • O sistema integra com o ERP da sua empresa
  • O contas a pagar pode delegar o pagamento das guias de tributos para o setor fiscal, por meio de uma carteira de crédito
  • Facilidade na comunicação entre as áreas fiscal, contas a pagar e logística

 

Como é feito o processo de pagamentos da sua empresa? Você já conhecia a importância da tecnologia para integrar o setor de contas a pagar e o compliance tributário?

 

Quer conhecer melhor as funcionalidades do Banco Útil? Entre em contato com a nossa equipe

Últimos posts