A gestão financeira é um aspecto fundamental para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer negócio, e isso não é diferente para as empresas de transporte e logística. Envolvendo muito planejamento e atenção, a gestão financeira para transportadora é crucial, visto a complexidade das operações diárias.

Incluindo despesas como combustível, manutenção da frota, seguros, tributos, salários dos motoristas e outros custos relacionados às operações. O acompanhamento detalhado desses gastos é essencial para identificar oportunidades de redução de custos, melhorar a eficiência operacional e manter uma margem de lucro saudável.

Hoje em especial separamos algumas dicas para evitar problemas com os tributos, que infelizmente costumam causar muita dor de cabeça nas transportadoras brasileiras visto a sua complexidade e burocracia.

Mas quais são os principais problemas tributários que uma transportadora pode ter?

  • Grande número de impostos aplicados em cada estado;
  • Má gestão fiscal/financeira; 
  • Desorganização, atrasos, juros e multas;
  • Variedade de tributos em cada estado;
  • Tempo gasto realizando a emissão e o pagamento de tributos;
  • Caminhão preso nas barreiras fiscais; 

 

3 dicas para evitar problemas com os tributos na sua transportadora

O primeiro passo para evitar problemas fiscais na sua transportadora é conhecer todas as obrigações fiscais, devido a sua complexidade e volume indicamos ter sempre um profissional especializado em frente a essa tarefa.

Abaixo confira algumas dicas simples para que você possa evitar problemas com tributos na sua transportadora, confira:

Organize a documentação: Manter uma documentação completa e organizada é crucial para comprovar as operações da transportadora e garantir a precisão na prestação de contas aos órgãos fiscais.

 

Tenha um sistema de controle financeiro eficiente: Mantenha o registro preciso de todas as transações financeiras e fiscais da transportadora. Isso inclui o controle de receitas, despesas, impostos pagos e créditos fiscais a serem aproveitados.

Esteja preparado para auditorias fiscais: Seja sempre transparente nas informações fornecidas e tenha registros claros e precisos. Pensando sempre em futuras auditorias e solicitações;

Lembrando que as orientações acima são gerais e é recomendado buscar o apoio de um profissional especializado.

Automatizando a emissão e pagamento de tributos!

Graças ao avanço da tecnologia, atualmente já é possível automatizar a emissão e o pagamento de tributos na sua transportadora!

No Banco Útil, por exemplo, é possível realizar o pagamento da GNRE de forma automática em até 15 minutos, 24h por dia, 7 dias por semana, com comprovante fiscal garantido!
Também é possível manter todas as transações em um único local, ganhando mais organização, facilitando o compliance e auditorias.

Abaixo separamos para vocês um de nossos cases de sucesso, aperte o play para conferir.
E caso você tenha interesse na solução oferecida pelo Banco Útil, é só clicar aqui para agendar uma demonstração gratuita.

Leia também:
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Tudo pensado pra resolver o seu problema da forma mais próxima.

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