O ano de 2022 começou com algumas mudanças no mundo fiscal. Com certeza você já viu ou ouviu falar sobre a GNRE, um dos impostos mais importantes para transportar mercadorias nos estados, e agora ela está com um novo nome em São Paulo: DARE-SP. Explicaremos tudo sobre quais foram essas mudanças e o que irá […]
O ano de 2022 começou com algumas mudanças no mundo fiscal. Com certeza você já viu ou ouviu falar sobre a GNRE, um dos impostos mais importantes para transportar mercadorias nos estados, e agora ela está com um novo nome em São Paulo: DARE-SP.
Explicaremos tudo sobre quais foram essas mudanças e o que irá mudar no processo de emissão e pagamento dessa guia. Boa leitura!
O que é DARE-SP?
O DARE-SP (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) permite que o contribuinte recolha tributos e outras receitas públicas estaduais de São Paulo.
GNRE SP X DARE SP
As receitas pagas por meio da guia GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) a favor do estado de São Paulo passaram a ser recolhidas pelo DARE-SP.
Veja quais são os códigos utilizados no DARE-SP para fins de recolhimento e sua correlação com os da GNRE:
Emissão e pagamento do DARE-SP
Em São Paulo, é disponibilizado duas maneiras para emissão de sua guia GNRE, através do acesso online e digitação de todos os dados manualmente pelo site ou através do download do aplicativo.
Já para a emissão do DARE, irá variar de acordo com o tipo de débito. Dentro do portal da fazenda você pode identificar o sistema mais adequado para emissão do seu, clique aqui.
O pagamento será realizado da mesma forma que a guia GNRE?
Sim, o pagamento será realizado da mesma forma, com bancos tradicionais conveniados. Veja quais são:
- Banco Útil
- Banco do Brasil
- Caixa Econômica Federal
- Bancoob
- Bradesco
- Itaú Unibanco
- Safra
- Santander
- Mercantil do Brasil
- Citibank
- Rendimento
Lembrando que somente o Banco Útil possui o pagamento em lote, com comprovante fiscal no tempo recorde de 15 minutos para a GNRE e DARE.
Posso retificar o DARE?
Devido o processo ser bastante demorado e burocrático para as empresas, podem surgir muitos erros e com isso é sujeito a multas e juros.
Mas é possível retificar? A resposta é não. O que deve ser feito é realizar um novo pagamento com os dados corretos e solicitar a restituição do recolhimento incorreto.